Fracasso: Bolsonaro queria 1 milhão no RJ, mas ato pró-golpistas reúne apenas 18 mil pessoas

Membro conhecido
Mar
5,357
12,193
1000040140.jpg

O ato convocado por Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (16), em Copacabana, no Rio de Janeiro, ficou muito aquém das expectativas. Segundo um levantamento do Monitor do Debate Público do Meio Digital, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), apenas 18,3 mil pessoas participaram da manifestação, número muito abaixo do um milhão de apoiadores esperado pelos organizadores.

A baixa adesão não passou despercebida pelo próprio Bolsonaro, que chegou a comparar o ato com mobilizações anteriores. “A gente arrastava multidões pelo Brasil. Foi aqui, no 7 de Setembro, tinha mais gente do que agora”, reconheceu o ex-presidente.

A análise do número de manifestantes foi feita com o uso de imagens aéreas captadas por drones e analisadas por um software de inteligência artificial, que identifica automaticamente os indivíduos na multidão. Segundo o relatório da USP, o sistema tem precisão de 72,9% e um erro médio de 12% para mais ou para menos na contagem de grandes públicos.

Foram registradas 66 fotos da manifestação ao longo do dia, com destaque para seis imagens tiradas às 12h, horário de maior concentração. As imagens cobriram toda a extensão da manifestação sem sobreposição, garantindo uma análise precisa. O banco de imagens utilizado na contagem foi disponibilizado para consulta pública.

A baixa adesão ao evento acontece em um momento crítico para Bolsonaro, que pode se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) nos próximos dias. O ato tinha como objetivo pressionar o Congresso pela aprovação de um projeto de anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, mas o número reduzido de manifestantes demonstra que a mobilização bolsonarista já não tem a mesma força de anos anteriores.

O fracasso do ato expõe o enfraquecimento do ex-presidente no cenário político e questiona sua capacidade de mobilizar grandes massas, especialmente diante de sua inelegibilidade até 2030 e do avanço das investigações sobre seu papel na tentativa de golpe.

 
Membro conhecido
Sep
2,533
4,513
..
 

Attachments

  • Captura-de-tela-2025-03-16-181411.jpg
    Captura-de-tela-2025-03-16-181411.jpg
    488.8 KB · Visualizações: 6
D

Deleted member 8365

Guest
Perdão por desenterrar esse tópico, mas precisamos muito de uma terceira via SÉRIA E URGENTEMENTE. Por TERCEIRA VIA SÉRIA, obviamente não cabe o paspalho do Ciro Gomes, muito menos ex do Bolsonaro tipo Soraya Thanick, e muito menos ainda religiosos cristãos saídos do bueiro - e ainda muito menos Luciano Huck, Gusttavo Lima e qualquer outra "celebridade".

A política brasileira está parecendo a seleção nacional de futebol - do jeito que está, só com alguém de fora dando jeito mesmo. Que pena que eu tenha de dizer isso, ainda mais sabendo que nem lá fora tem opção que preste.
 
Top
AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado