Membro conhecido
- Sep
- 5,021
- 6,596
Tópico para comentar sobre as emissoras de rádios no Estado do Ceará.
"Em função da importância das radios AM’s, que iniciaram toda a história da radiodifusão, o ministério tem trabalhado no sentido de assegurar canais na faixa tradicional de FM de 88 a 108 megahertz para migração das radios AM’s. É um trabalho que a gente não faz sozinho, fazemos com as associações de rádio e televisão e com a Anatel que também entendeu a importância dessa migração para a faixa tradicional", disse Maximiliano Martinhão.
Não existe em Fortaleza ou arredores (se eu tiver errado) algum canal vago pra migrar ao FM tão rápido (demoram dois a quatro anos). Porém, eu acredito que seja na FM 93.9 MHz, pois quando eu estive no interior, na cidade de Alto Alegre do Maranhão (nem preciso dizer onde fica, pois o nome já diz), eu consegui captar essa rádio na noite (era única rádio FM da região metropolitana de Fortaleza ser captada, pois algumas AMs já são captadas). De manhã, o sinal não existia, pois simplesmente desaparece.Deu no Mídia Cearense via Twitter e no BLOG DO LAURIBERTO - Futricas Cearenses
(Fonte - https://www.blogdolauriberto.com/2021/03/futricas-cearenses_42.html?m=1)
Clique no print e veja as 2 twittadas em questão...
Paulo Oliveira (foto) anunciou, na manhã desta quinta-feira (11), que em primeiro de maio a Rádio Verdes Mares AM (Verdinha 810) migra para o FM, não informando ainda a frequência.
No anuncio, Paulo lembrou que passou cinco anos na FM do Povo 95.5 ao lado de 'vozes padrão' de:
A Verdinha que já foi 1.410 e 810 vai para o FM.
- Almir Pedreira.
- Nonato Albuquerque.
- Dantas Lima.
- Alberto Rangel.
- Reginaldo Santana.
Bom dia, pessoal! Bela iniciativa de criar esse espaço para a discussão! Eu vi essa notícia no twitter do mídia cearense e comentei lá. Segundo os representantes, a migração se dará no dial convencional. Há duas opções para tanto. Como algumas emissoras no AM são de mesmo grupo das do FM, é possível que haja pequenos deslocamentos nas frequências do FM de modo a caber novas emissoras. Lembro que na Grande SP, o IBOPE pesquisa regularmente 40 FMs no dial convencional, é claro. Fortaleza tem cerca de 30. Então cabem mais 10 Fms aqui. E, lá, há muitas rádios distantes apenas 0,4 MHz (chamado de segundo adjacente) uma da outra. Por exemplo: Alpha 101,7, outra (esqueci o nome) em 102,1 e a Imprensa FM em 102,5.Não existe em Fortaleza ou arredores (se eu tiver errado) algum canal vago pra migrar ao FM tão rápido (demoram dois a quatro anos). Porém, eu acredito que seja na FM 93.9 MHz, pois quando eu estive no interior, na cidade de Alto Alegre do Maranhão (nem preciso dizer onde fica, pois o nome já diz), eu consegui captar essa rádio na noite (era única rádio FM da região metropolitana de Fortaleza ser captada, pois algumas AMs já são captadas). De manhã, o sinal não existia, pois simplesmente desaparece.
Essa migração das AMs de Fortaleza vai dar muita conversa ainda.Bom dia, pessoal! Bela iniciativa de criar esse espaço para a discussão! Eu vi essa notícia no twitter do mídia cearense e comentei lá. Segundo os representantes, a migração se dará no dial convencional. Há duas opções para tanto. Como algumas emissoras no AM são de mesmo grupo das do FM, é possível que haja pequenos deslocamentos nas frequências do FM de modo a caber novas emissoras. Lembro que na Grande SP, o IBOPE pesquisa regularmente 40 FMs no dial convencional, é claro. Fortaleza tem cerca de 30. Então cabem mais 10 Fms aqui. E, lá, há muitas rádios distantes apenas 0,4 MHz (chamado de segundo adjacente) uma da outra. Por exemplo: Alpha 101,7, outra (esqueci o nome) em 102,1 e a Imprensa FM em 102,5.
Se considerarem o segundo adjacente aqui, é possível colocarem, sim, as AMs no dial atual, até sem precisar mexer nas atuais FMs. Frequencias disponíveis, por exemplo: 88,1, 88,5, 89,3 (ou 89,5), 92,5, 93,5, 97,1 (ou 97,3), 98,7, 99,5, 100,3 (ou 100,5), 101,3, 104,7, 105,1 (ou 105,3), 106,9.
Listei 13 frequências disponíveis. Segundo o site lineup, são 10 Ams atualmente. Então existe, sim, essa viabilidade de migrarem para o convencional.
Com certeza, o grupo Verdes Mares não irá por a Verdinha no lugar da 93, pq ambas têm muita audiência. Se o Paulo Oliveira comentou, é pq de fato o grupo Verdes Mares terá mesmo uma frequência no dial convencional. Eu só não concordo com a data que ele comentou. Nada foi divulgado pela Anatel ainda. Os canais que irão receber as frequências precisarão ser definidos pela Anatel. Certamente serão alguns desses que eu citei logo acima. Talvez dia 01/05 seja o início de todo o processo. Mas até o fim do ano, acredito ser possível sim estarmos ouvindo as AMs no dial FM.
E natural também que muitas mudem sua programação, passando até a mudar o nome, já que muitas repetem seu sinal no FM, como a 690 AM (91,7), a 760 (99,9) e a 1010 (95,5). É uma oportunidade também para grandes redes entrarem em Fortaleza, como Transamérica/CNN, Antena 1, Clube, Massa, Band, Nativa.
Enfim, aguardemos. Abraços
Obrigado por responder. 89,3 é viável (Aratuba não fica na Região Metropolitana).Essa migração das AMs de Fortaleza vai dá uma novela muito longa...
Por exemplo
Essa migração das AMs de Fortaleza vai dar muita conversa ainda.
Por exemplo as frequências acima citadas como livres em Fortaleza mais elas na região metropolitana algumas não estão livres.
A 89,5(SomZoomSat) em Aratuba e pega na região metropolitana de Fortaleza, 93,5,(Canaã FM) transmissor em Pindoretama, 98,7(Plus FM) de Redenção, 99,5(Plus FM) em Chorozinho, 101,3(Rádio Câmara) está autorizada em Horizonte falta só instalar o transmissor, 104,7(Guarany FM) rádio comunitária em Pacajus, 105,1(Sistema Comercial de Comunicações Ltda.) de Maranguape, 105,3(Estrela FM) rádio comunitária em Horizonte.
Tirando a 105.1 de Maranguape essa não achei registro na Anatel mas as outras todas tem.
O Papo é bom acende a radiodifusão no Ceará.
Quem tiver mais conhecimento repassa aí...
Sim.Obrigado por responder. 89,3 é viável (Aratuba não fica na Região Metropolitana).
93,5 eu citei indevidamente mesmo.
Vamos fazer uma lista então eliminando as que vc citou. Sobram: 88,1, 88,5, 89,3, 92,5, 97,1 (ou 97,3), 100,3 (ou 100,5), 106,9. Lembrei agora da 90,3. Acho que está livre. Não tinha listado.
Ficam 8, confere?
Se nenhuma das atuais mudarem de frequência, dá pra migrar 8 pra essas frequências acima. Se houvesse um pequeno deslocamento das atuais, daria pra caber todas. Mas isso envolve custos.
As outras terão mesmo que ir pro estendido.
Abraço
Esse seu exemplo foi muito bom. Mas se não me engano existe uma rádio em 103,1 em Itapipoca. Então daria conflito.Sim.
Essa sua lista é boa.
Falei da 89.5 de Aratuba é pq ela pega em alguns lugares da região metropolitana ela é bem potente.
Mas se como já foi falado aqui se algumas emissoras mudarem de frequência caberia sim tranquilo as AMs de Fortaleza.
Por exemplo as frequências da casa 103, se a 103.3 Rádio Senado mudasse para 103.1 ficaria livre a 103.5.
Assim ficaria:
103.1 Rádio Senado
103.5 (livre)
103.9 Tempo FM
Mas vamos vê no que isso vai dar.
Segue proposta 2, alterando as comunitárias para 87,7 e sem precisar mexer na Jangadeiro. E, como um colega aqui comentou, existe a Somzoom de Aratuba em 89,5. Uma das migrantes ficaria em 89,3 em vez de 89,5 como na proposta 1.
View attachment 2566