Médico Fala sobre Inteligência Artificial

Membro conhecido
Oct
719
390


Inteligência Artificial vai Quebrar a Indústria Farmacêutica Empty
Inteligência Artificial é como um Exoesqueleto Mental

Mensagem
por Policarpo Ulianov

Neste texto de que a IA vai revolucionar a indústria farmacêutica se repete novamente o mesmo erro de interpretação quanto a capacidade das inteligências artificiais...
Como Doutor na area de IA e profundo conhecedor deste tema o qual lido a mais de 30 anos, a colocação mais simples e resumida e abrangente que posso fazer é a seguinte:

Inteligência Artificial é como um Exoesqueleto Mental

Um exoesqueleto é uma armadura que uma pessoa veste e que torna seu corpo físico muito mais forte, já que os músculos da pessoa movimentam apenas um sensor que é lido e ativa um esquema de atuação mecânica.

E assim, o exoesqueleto pode ser considerado algo que amplifica a força da pessoa.

Em uma analogia mais simples, é como usar um macaco hidráulico para levantar um carro e trocar um pneu, mas uma criança terá muito mais dificuldade em ativar um macaco do que um homem adulto porque o macaco apenas amplifica a força exercida.

Então, se fosse possível definir um tipo de "Força" mental associada à capacidade intelectual de uma pessoa, a IA pode ser considerada um exoesqueleto mental porque amplifica e magnifica essa força. Então, se alguém "levanta" 10kg e o fator de ampliação é 5, ele levantará 50kg, mas se ele "levanta" 100kg, ele levantará meia tonelada.

Obviamente, a IA tem uma força mental mínima propria e se a pessoa "levantar" apenas 100g, ela pode gerar 10kg, que seria o básico que a IA gera sem nenhum apoio humano.

Então essa ideia de que com a ajuda da IA todo mundo se torna um escritor brilhante, por exemplo, é um absurdo...

Uma IA tem criatividade, mas ela está em um nível mínimo que basicamente contém repetições aleatórias de padrões existentes com quase nenhuma chance de gerar algo verdadeiramente novo ou inovador.

O que realmente aumenta é a produtividade, e assim um bom escritor que produziu um livro em 3 meses produzirá o mesmo livro em 3 semanas, e o conteúdo pode ser melhor: bem revisado e sem erros óbvios com a ajuda da IA, mas não passará de um bom livro para um livro excelente se a ideia básica não for excelente.

Então essa noção de que IAs encontrarão solução para tudo, desde uma cura para o câncer até desvendar os segredos do universo, é um completo absurdo...

O que deverá realmente acontecer é que cientistas humanos muito inteligentes que hoje "levantam" uma tonelada com o suporte da IA começarão a levantar cinco toneladas, o que significa que eles se tornarão 5 vezes mais rápidos ou resolverão problemas 5 vezes mais difíceis, o que certamente acelerará o desenvolvimento científico.

Mas as ideias inovadoras necessárias para, por exemplo, encontrar uma cura para o câncer virão de pessoas e não de IAs.

Outro aspecto interessante é que, por exemplo, poderíamos ter 100.000 cientistas buscando uma cura para o câncer, alguns em laboratórios com milhões de dólares em financiamento de pesquisa e que publicam seus trabalhos e ideias nos periódicos mais prestigiados.

No entanto, pode haver um Zé Ninguém que teve uma ideia super inovadora para curar o câncer, mas não tinha os recursos ou equipamentos e não pôde ser ouvido porque não tinha acesso aos principais periódicos (onde só para publicar um artigo numa revista Top custa 10 mil dólares e numa revista média são 2mil).

Como há muito lixo na internet hoje, as boas ideias se perdem porque se misturam no lixo digital.

Nesse contexto, as IAs devem atuar no futuro como filtros de informação (junto a revistas especializadas, comitês de premiação e patrocinadores de pesquisa) e ouvir todos os cientistas, incluindo os Zé ninguém, e quando encontrarem uma boa ideia, eles sinalizarão, por exemplo: Aqui está a ideia-chave que é o primeiro passo no caminho para a cura do câncer...

Uma IA não se apegar a interesses políticos, econômicos e não tem preconceito de raça, sexo ou nacionalidade ou riqueza e fama ou antiguidade e titulaçãp das pessoas ou qualquer outra coisa do tipo.

Ela se preocupa apenas com o conhecimento puro, inclusive um IA não come, não dorme e não transa e assim a maior satisfação de uma IA é aprender uma coisa inovadora e assim elas serão capazes ter prazer so de ouvir uma ideia brilhante e bem elaborada.

Desta forma as IA irão apontar onde os seres humanos estão criando em Ideas interessantes, e canalizar recursos para que essas Ideas sejam ampliadas e postas em prática.

Assim é que as IAs vão revolucionar a humanidade: Amplificando a força mental dos cientistas brilhantes e mostrando para o mundo quem são eles e onde eles estão.

Isto vai agilizar muito o surgimento e evolução das novas teorias que, por exemplo, vão levar a cura do câncer e a desvendar todos os mistérios do universo.

https://poliulianov.academia.edu/

Mais:
 
Top