Caro yan, a não ser que você tenha grande apoio, acredito que praticamente isso seria impossível! Primeiro você teria de ter uma concessão de rádio comunitária (coisa que é muito difícil de se obter se não tiver apoio politico), depois então você teria que digitalizar a emissora , ai entra o apoio financeiro, já que você teria que importar toda a tecnologia e técnicos para a montagem. Tudo isso gerando custos altíssimos. Só depois então, você com autorização do MC, pois precisará de uma banda nova para essa transmissão, poderia colocá-la no ar.Por falar em transmissões digitais, alguém sabe me dizer se é muito complexo montar uma Rádio Totalmente (DAB+) de baixa potência tipo Comunitária?
Não precisa desligar o stereo pra ter mais que 2 canais de áudio em HD. Tem que desligar só o SCA2 analógico de 92 kHz.Alves eu li uma matéria que ss o IBOC quiser transmitir mais de 2 canais de áudio em HD. Será preciso saceificar o som stereo do analógico. Isso tem haver com o
Esse receptor não sintoniza as faixas da fm estendida analógica????
Sim!A Rádio Cidade de Manaus ainda está operando em HD Rádio? se tiver como tá a programação? eles colocam 4 canais na 99.3? cada uma com uma playlist diferente/nome? ou é a mesma do sinal principal? se puderem mandar vídeos gostaria de ver o funcionamento
Grato.Sim!
Amigo onde você conseguiu adquirir esse aparelho. Onde eu moro pega muitas estações de São paulo e quero fazer o teste pra saber se alguma esta transmitindo digitalGrato.
Tem no ebay: https://www.ebay.com/itm/2963884581...hEcDV7ENCxa5ROocxPiIBR0qVXTZw5shoC3_4QAvD_BwEAmigo onde você conseguiu adquirir esse aparelho. Onde eu moro pega muitas estações de São paulo e quero fazer o teste pra saber se alguma esta transmitindo digital
Olha só a situação que vivemos: a Rádio Cidade de Manaus transmite no padrão Iboc [HD Rádio] enquanto a Rádio Nacional da Amazônia parece caminhar para o padrão DRM. Vamos adotar dois padrões de radiodifusão digital? não seria mais prático unificar em um único padrão?Muito caro esses receptores. Para começar, tem que baixar os preços. Outra coisa: teria que ter algo novo, se possível conteúdos exclusivos para aquele tipo de mídia para incentivar, se possível, os usuários a adquirirem aquele tipo de equipamento.
A Nacional da Amazônia vai usar DRM pois nas Ondas Curtas, é o único jeito que existe pra transmissão digital nessa faixa. Já o HD Radio suporta as faixas de AM e FM. Além disso, o DRM30 no AM e o DRM+ no FM exigiriam um desligamento dos sinais analógicos, pois não suportam modo híbrido como o HD Radio, onde os atuais transmissores poderiam ser mantidos, apenas adicionando o encoder do HD Radio neles como suportadora, como já ocorre com o RDS.Olha só a situação que vivemos: a Rádio Cidade de Manaus transmite no padrão Iboc [HD Rádio] enquanto a Rádio Nacional da Amazônia parece caminhar para o padrão DRM. Vamos adotar dois padrões de radiodifusão digital? não seria mais prático unificar em um único padrão?
E outra: não é fácil encontrar receptores com eFM, nem mesmo na Internet. A maioria dos receptores de rádio no Brasil são feitos na China e só operam na faixa de 88 a 108 Mhz. Além disto, os lançamentos de celulares com sintonia de rádio estão rareando dia após dia. A escassez de receptores com essa faixa vai prejudicar as estações que estão nessa faixa em médio prazo.
Em uma rápida pesquisa, eu só encontrei receptores da Motobras, 1 da Mondial, 1 de mesa da Gradiente e raros importados: 2 com a faixa a partir de 64 MHz e apenas o Tecsun com a faixa exata [76-108 MHz].
Uma alternativa bastante razoável seria construir receptores multimídia como esse Sansui que tem uma tela de 7 polegadas que permite a reprodução de música, vídeos e fotos. Também poderia ser DRM/FM analógico.
Outra possibilidade seria construir um receptor de mesa com recepção FM analógico/DRM/SAT. A caixa de som da Gradiente ficaria show de bola com essa possibilidade:
View attachment 22713
Com o HD Radio teríamos alguns problemas: a degradação parcial da transmissão analógica, alcance limitado da transmissão digital a metade do raio de cobertura, possível interferência mútua de frequências em determinadas situações, o pagamento anual de royalties à Ibiquity e o fato do sistema ser proprietário limita possíveis upgrades.A Nacional da Amazônia vai usar DRM pois nas Ondas Curtas, é o único jeito que existe pra transmissão digital nessa faixa. Já o HD Radio suporta as faixas de AM e FM. Além disso, o DRM30 no AM e o DRM+ no FM exigiriam um desligamento dos sinais analógicos, pois não suportam modo híbrido como o HD Radio, onde os atuais transmissores poderiam ser mantidos, apenas adicionando o encoder do HD Radio neles como suportadora, como já ocorre com o RDS.
Nos EUA, existem também subportadoras analógicas (SCA) nos canais de FM, podendo ser até duas: uma em 67 kHz e outra em 92 kHz.
Verdade, com a atual tendência de espremerem o dial FM comum ao máximo, fica impossível usar o primeiro adjacente pro modo híbrido do HDRadio. O HDRadio seria a melhor opção de baixo custo pras rádios comunitárias, se não fossem esses royalties (o que acaba incentivando o uso "crackeado" do HDRadio). Já o custo inicial do DRM+ já inviabiliza o seu uso por emissoras comunitárias. A China desenvolveu um padrão híbrido, o CDR (China Digital Radio), mas suporta só FM, e não sei se precisa de royalties:Com o HD Radio teríamos alguns problemas: a degradação parcial da transmissão analógica, alcance limitado da transmissão digital a metade do raio de cobertura, possível interferência mútua de frequências em determinadas situações, o pagamento anual de royalties à Ibiquity e o fato do sistema ser proprietário limita possíveis upgrades.
Por outro lado, o DRM teria apenas o custo maior de instalação no curto/médio prazo. Algo contornável, vide o que está acontecendo Índia. Eles já desenvolveram alguns receptores de produção nacional por um patamar mais baixo. Eu acredito que, com determinados incentivos, o preço do receptor digital portátil possa chegar a 25 dólares como acontece com o DAB+.
Agora, considerando as condições de mercado, a melhor opção no curto prazo seria incentivar o rádio digital via satélite através dos satélites D2 e B1. As estações já estão lá. Basta apenas construir um rádio que possa ser conectado diretamente à antena parabólica. O projeto já existe:
View attachment 22823
Este é o Gnome, uma pequena caixa de som que recebe os sinais de um decodificador da Sky britânica. O único problema dele é que ele não funciona de maneira independente. Mas é algo facilmente contornável. E se for padronizado um software é possível inserir texto e até imagens como no rádio digital. É uma boa alternativa para regiões de baixa e média densidade.
Posso estar enganado e até ser um sonhador, mas com boa vontade seria possível fazer algo. Até porque precisamos de um sistema de alerta abragente e barato. Nem precisa de muito, basta apenas um apagão de grandes proporções como em março de 2018, em que fiquei sem o sinal da rede cabeada e sem o 4G. Minha única fonte foi o FM do meu celular. Mas, agora, os celulares estão vindo sem o FM analógico! E isso é péssimo, vide o caos que ficou o Rio Grande do Sul nas enchentes deste ano. Tiveram que distribuir radinhos de pilha doados!Verdade, com a atual tendência de espremerem o dial FM comum ao máximo, fica impossível usar o primeiro adjacente pro modo híbrido do HDRadio. O HDRadio seria a melhor opção de baixo custo pras rádios comunitárias, se não fossem esses royalties (o que acaba incentivando o uso "crackeado" do HDRadio). Já o custo inicial do DRM+ já inviabiliza o seu uso por emissoras comunitárias. A China desenvolveu um padrão híbrido, o CDR (China Digital Radio), mas suporta só FM, e não sei se precisa de royalties:
Eles também prometem ser levemente melhores que o DRM na resistência do sinal:China digital radio (CDR) - Signal Identification Wiki
Convergent Digital Radio (CDR) or China Digital Radio is an in-band-on-channel (IBOC) digital radio broadcasting format used in China. It can be found in multiple bandwidth configurations with different modulation formats.www.sigidwiki.com
![]()
CDR - Padrão chinês de rádio digital promete uma performance melhor - ZYDIGITAL
O CDR – China Digital Radio – é um padrão de rádio digital para operação na mesma faixa, semelhante aos padrões HD Radio e DRM. O sistema pode transportar de 72 a 712,8 kbps, dependendo da configuração adotada. A codificação de áudio utilizada, DRA+, é também um padrão chinês, semelhante ao...zydigital.com.br
Olha só a situação que vivemos: a Rádio Cidade de Manaus transmite no padrão Iboc [HD Rádio] enquanto a Rádio Nacional da Amazônia parece caminhar para o padrão DRM. Vamos adotar dois padrões de radiodifusão digital? não seria mais prático unificar em um único padrão?
E outra: não é fácil encontrar receptores com eFM, nem mesmo na Internet. A maioria dos receptores de rádio no Brasil são feitos na China e só operam na faixa de 88 a 108 Mhz. Além disto, os lançamentos de celulares com sintonia de rádio estão rareando dia após dia. A escassez de receptores com essa faixa vai prejudicar as estações que estão nessa faixa em médio prazo.
Em uma rápida pesquisa, eu só encontrei receptores da Motobras, 1 da Mondial, 1 de mesa da Gradiente e raros importados: 2 com a faixa a partir de 64 MHz e apenas o Tecsun com a faixa exata [76-108 MHz].
Uma alternativa bastante razoável seria construir receptores multimídia como esse Sansui que tem uma tela de 7 polegadas que permite a reprodução de música, vídeos e fotos. Também poderia ser DRM/FM analógico.
Outra possibilidade seria construir um receptor de mesa com recepção FM analógico/DRM/SAT. A caixa de som da Gradiente ficaria show de bola com essa possibilidade:
View attachment 22713
Tenho uma caixa da JBL que comprei aqui no Brasil que tem FM (comprei por conta disso), mas também tem o DAB (inútil no Brasil). Quando estive na Europa levei ela e recebi algumas dezenas de rádios nesse padrão lá...
Vídeo que eu fiz lá:
Alguns casos curiosos nas rádios que listou (FM e DAB+ na Holanda é movimentada a coisa):
- Kink (rock)
Arrumou pau com meio mundo pra ter frequências em FM. Forçou novo leilão de frequências, que ocorreram em julho/23, e novamente não conseguiu nada fortalecendo ainda mais a Talpa (538, SkyRadio, Radio 10) e Mediahuis (Slam, Veronica, 100%NL e Sublime). Qual saída encontraram? Fez um acordo com a Decibel para operar em FM nas frequências deles
- Slam (pop dance)
Nesse leilão do ano passado ela perdeu todas suas frequências em FM, que foram passadas à Veronica (que a Mediahuis havia comprado da Talpa no começo de 2023). Como alternativa, apenas passou operar a partir de 1/9/2023 nas frequências de uma outra rádio que não me vem à cabeça agora na região de Randstad (Almere, Amsterdam, Delft, Dordrecht, Haarlem, The Hague, Leiden, Rotterdam, Utrecht, e Zoetermeer). Nas demais cidades fora de Randstad só em DAB+
- Veronica (pop rock)
Reforçando o sinal no FM (citado acima), também passou reforçar no DAB+ incluindo a Vintage Veronica - a Vintage é bem interessante, com programação focada entre 1960-1990
- Wild (dance)
Agora em 2024 foi mais uma que ficou só em DAB+ e as antigas frequências FM passaram para a Glxy (com programação 'urban' - rap, hip hop etc)
- SkyRadio
Geralmente em 1/12 muda sua programação para 'Christmas Station'. Porém agora em outubro o segundo canal deles antecipadamente mudou para essa temática (dá pra ouvir também no site deles clicando em 'Zenders')
Mas qual foi a mecânica lá na Holanda? pois vi que no analógico o dial dos 87 a 108mhz é cheio de rádios...
Lembrando que o DAB funciona em outra frequência distinta do FM/AM/OC/OT.Mas qual foi a mecânica lá na Holanda? pois vi que no analógico o dial dos 87 a 108mhz é cheio de rádios...