Quanto à aumentar o alcance com a banda Ku, ok. A questão é o retorno comercial. Eu acompanho alguns canais antes e depois de entrar na Ku e não parecem ganhar patrocinadores depois de entrar na Ku. Acho que a presença em grandes centros via terrestre dá mais retorno.
isso mesmo, compensa ter tv aberta em grandes e medios centros, de preferencia como geradoras para inserção local e nas demais chegar via satelite TVRO com blocos nacionais de propaganda.
A digital 3.0 deve chegar com nova regulamentação, ficando quase sem sentido o fator geradora ou retransmissora, já que dá para segmentar programação e propaganda até ao nivel domiciliar qdo associados os sinais abertos + internet.
Se a DTV+ for autorizada tbém via satelite, por exemplo a RBTV poderia enviar propagandas diferentes para as 100 locais distintos a partir de um unico sinal principal subindo via TVRO e com o auxilio da internet local.
Esse conceito de geradora e retransmissora serviu mais para encarecer a implantação e manutenção da tv aberta, dificultando a necessária rentabilidade, favorecendo grandes grupos de comunicação.
A digital 3.0 pode quebrar esse estigma se chegar com um sistema livre de programação, regulamentando somente a parte técnica para que haja compatibilidade entre os equipamentos de recepção.